COMO EVITAR QUE ROUBEM MEU SINAL DE WI-FI?

por Glauco Gutemberg

postado em

atualizado em

Em certas situações, uma conexão com a internet pode ficar instável, prejudicando o desempenho da navegação. Mas se essa é uma circunstância corriqueira, pode ser um indício de roubo de sinal de Wi-Fi.

E essa prática é muito mais comum do que se pode imaginar. Ainda que você utilize senhas particulares para acessar sua rede, pessoas mal intencionadas podem utilizar softwares para se conectar à sua Wi-Fi sem autorização.

Diante disso, o que se pode fazer para evitar o furto de sinal wireless? Para responder a essa pergunta, apresentamos algumas dicas de como evitar essa prática. Acompanhe!

ROUBO DE SINAL WI-FI? O QUE FAZER PARA PREVENIR?

Há alguns sinais de que você pode estar sendo vítima de um “ladrão” de wireless. Ainda que isso pareça uma brincadeira de mau gosto, é importante ressaltar que se trata de crime previsto no Código Penal.

Ao contrário do que se poderia pensar, esse tipo de prática pode gerar muitos transtornos. Isso porque pessoas desconhecidas podem ter acesso aos dados dos dispositivos conectados a sua rede.

Portanto, em casos de danos decorrentes desse crime, a parte prejudicada pode registrá-los em um Boletim de Ocorrência.

No que concerne aos indícios de roubo de Wi-Fi, o mais evidente é a lentidão no carregamento de páginas, vídeos e outros conteúdos.

Se esse problema ocorre com frequência, é importante que se investigue as causas.

Outra pista a ser seguida está no comportamento da luz indicadora do sinal de Wi-Fi no próprio roteador.

Se ela continuar a piscar mesmo depois de desligados todos os dispositivos sem fio, então você pode estar sendo vítima de roubo de sinal Wi-Fi.

O fato é que pessoas que tem menos cuidados em relação a medidas de prevenção a ameaças cibernéticas estão mais suscetíveis ao furto de sinal wireless.

Caso você não tenha substituído a senha padrão de seu roteador, não utiliza criptografia WPA2 ou está com firmware desatualizado, esse pode ser o seu caso. Por isso, é importante que se ajuste esses pontos imediatamente.

Para prevenir o roubo de sinal Wi-Fi você pode também desativar protocolos e funcionalidades que não utiliza.

Ademais, não esqueça de utilizar senhas fortes ao redefini-las para o roteador.

UTILIZANDO APLICATIVOS PARA DETECTAR O ROUBO DE SINAL WI-FI

Fing

Esse aplicativo pode ser baixado em seu smartphone agora mesmo. Para começar a análise, abra-o na rede Wi-Fi a ser inspecionada.

A primeira tela a aparecer terá uma lista com todos os dispositivos conectados à sua rede.

Essa lista especifica não apenas o tipo de dispositivo, mas também as marcas deles. Dessa forma, você pode identificar facilmente algum aparelho estranho entre os itens listados.

Network Scanner

Tal como o Fing, esse aplicativo mostra todos os dispositivos conectados a determinada rede.

Além disso, ele indica aparelhos suspeitos em suas análises e apresenta dados completos sobre a rede Wi-Fi utilizada.

ROUBO DE SINAL WI-FI: UM CRIME PERIGOSO

Por todos os problemas que pode causar, é muito importante se prevenir dessa prática. Para isso, basta que você tenha um cuidado maior em relação às configurações que utiliza em sua conexão.

Há ainda aplicativos que podem auxiliar na identificação do furto de sinal wireless. Utilize-os sempre que houver alguma suspeita.

Você tem mais alguma dica de como podemos nos proteger dos crimes envolvendo o roubo de Wi-Fi? Compartilhe com a gente!

Deixe um comentário