Quais medidas de segurança tomar para que não roubem minha internet wi-fi?

por Glauco Gutemberg

postado em

atualizado em

A senha que colocamos em nossa rede de internet sem fios é uma medida de segurança para limitar o uso da rede. Ainda assim, o wireless está passivo de invasões. Mas, quais medidas de segurança tomar para que não roubem minha internet wi-fi?

Ao informar a senha do wifi em voz alta, ou mesmo divulgá-la para muitas pessoas, possibilita que o número de usuários na sua rede cresça. Principalmente os indesejáveis.

Desse modo, a sua internet pode ficar sobrecarregada e diminuir o desempenho da conexão.

Existem muitas maneiras de solucionar esse problema, começando por trocar de senha, limitar as pessoas que conhecem a senha, ou mesmo só você conhecendo-a.

Afinal, quais medidas de segurança tomar para que não roubem minha internet wi-fi?

Mesmo trocando a senha do wi-fi, é possível que continuem roubando a sua internet. Isso acontece porque você não deve ter tomado providencias mais drástica.

Por isso, preparamos algumas dicas que você pode adotar para fortalecer a segurança e proteção da sua internet.

Quer saber quais? Confira então as medidas de segurança para que não roubem a sua internet wi-fi.

1- Mude a senha do wi-fi periodicamente

A primeira medida de segurança que se deve tomar para que não roubem a sua internet, é também a mais simples de todas. Mude a senha.

Determine no calendário ou na sua agenda um tempo necessário para efetuar a troca de senha. Preferencialmente de três em três meses.

Além disso, ao mudar a senha, tome o cuidado de não utilizar datas marcantes, nomes próprios ou de animais de estimação, bem como faça uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números.

2- Identifique quem rouba o seu wifi e exclua-o

Basta acessar na internet, com o código do IP do seu roteador, a página de configuração do fabricante do seu aparelho. Busque por: lista de normas e em seguida lista de clientes.

Nessas seções você descobrirá quem são os usuários da sua rede, seja alguém com permissão ou não. Conforme queira, você pode excluir os invasores.

Inclusive, é possível anotar o endereço do dispositivo intruso e denunciá-lo. Claro que esta é uma medida mais séria, mas roubar internet de wifi é crime previsto em lei.

Por tanto, caso você tenha identificado quem rouba a sua internet, exclui a pessoa, troca de senha e ainda assim o mesmo torna a roubá-lo e isso lhe prejudica, fazer uma denúncia se enquadra nas medidas de segurança para que não roubem a sua internet wifi.

3- Use sistemas de criptografia

Ficou intrigado com a possibilidade de denunciar alguém por roubar a sua internet? Acha que não é pra tanto, não é mesmo? Pois bem, você ainda possui recursos para proteger a sua internet.

Use sistemas de criptografia avançados como medidas de segurança para que não roubem a sua internet wifi. E antes que você pense que é algo muito complicado de se fazer, eu vou logo avisando: não é!

Melhor ainda, você não vai precisar da ajuda de ninguém para ter acesso aos sistemas de segurança. Estou falando do WEP, WPA, WPA2, essas siglas representam os níveis de segurança para o seu roteador de internet.

Entre eles, o mais indicado é o WPA2 e ele pode ser ajustado na página de configurações do fabricante do seu modem, que você aprendeu a usar no tópico 2 desse artigo.

Dessa forma, conforme o contexto, você deve ter percebido que pode muito bem controlar todas as ações do seu modem roteador.

Seguindo esses passos, você já sabe quais medidas de segurança tomar para que não roubem a internet wi-fi.

Deixe um comentário