Quem criou o Wi-Fi? Saiba aqui

ENTENDA A HISTÓRIA DO WI-FI, SEU SIGNIFICADO E O MAIS IMPORTANTE: QUEM O CRIOU.



Se chegou nesse texto é porque quer saber quem criou o Wi-Fi e eu tenho uma boa notícia, hoje você vai sair daqui sabendo disso e mais algumas curiosidades interessantes.

A internet começou a se popularizar no começo dos anos noventa, antes era uma tecnologia para universidade e militares e era por meio de cabos. Atualmente existem tecnologias com velocidades fascinantes, por exemplo o Wi-Fi.



Atualmente, se você escolher o melhor roteador wifi e uma boa internet, você vai conseguir transferir arquivos da internet para o computador quase na mesma velocidade de transferir arquivos de uma pasta do computador para outra.

Incrível não é mesmo, mas a pergunta que vamos responder no texto é, quem criou essa tecnologia incrível, quem criou o Wi-Fi e quando surgiu? 

Quem criou o Wi-Fi?

Os primeiro indícios dessa tecnologia surgiram em meados dos anos 40 quando Hedy Lammar que ficou famosa pela carreira de atriz, no entanto durante a segunda guerra mundial Lammar desenvolveu uma tecnologia de transmissão de sinais que mudava de frequência frequentemente o que dificultaria a interceptação de torpedos lançados pelo USA. 

Essa tecnologia de transmissão de frequência continua presente até os dias de hoje e pode ser encontrada nas tecnologias que hoje conhecemos Wi-Fi e Bluetooth.

QUEM CRIOU O WI-FI

Usando como base a tecnologia de transmissão de frequência, em 1971 uma universidade no Havaí desenvolveu a ALOHANET, a primeira demonstração de troca de informações sem fio pelo envio de pacotes de dados, usando ondas de rádio UHF para passar informações entre os diferentes prédios da universidade.

Não é necessário comentar que essa tecnologia foi um sucesso, no entanto ainda era uma tecnologia muito rudimentar, muito longe daquilo que conhecemos hoje com WI-FI.

Com o passar dos anos muitas empresas desenvolveram suas próprias tecnologias de transmissão de dados a partir de onde de rádio, estava virando um caos.  

Até que em meados dos anos 90 Vic Hayes conhecido como o pai do WI-FI criou a IEEE que surgiu para regulamentar essa nova tecnologia.

 O nome WI-FI surgiu em 1999 quando ocorreu a união das  6  maiores empresas do mercado a Nokia, Intersil, 3com, Aironet Symbol e Lucent, que oficializam a WI-FI Alliance, que tinha como o objetivo padronizar o WI-FI. 

Logo, se estamos na busca para descobrir que criou o WI-FI podemos afirmar que foram essas 6 grandes empresas. Com o passar dos anos essa tecnologia foi ficando cada vez mais popular.

Em 2004 surge o primeiro voo com Wi-Fi disponível. Em 2005 100 milhões de chips com WI-FI  já eram fabricados. 

Como o WI-FI funciona?

Mas como essa tecnologia, que é tão popular, funciona? Na verdade o WI-FI nada mais é do que  ondas de rádio que carregam milhares de informações e servem para transmitir grande quantidade de dados por meio dessas ondas em curtas distâncias.

Os humanos podem ver frequência da luz, mas não frequência de rádio isso ocorre por que, mas as ondas de rádio não pertencem ao intervalo visível. 

O comprimento de onda da luz visível varia entre 400 nm e 750 nm, muito menor do que os olhos humanos podem enxergar.

 Quando fazemos uma pesquisa no google os dados de seu dispositivo são enviados através de ondas de rádio até seu dispositivo WI-FI.  

Em seguida ele viaja através dos cabos até um provedor gateway operado pelo seu provedor de internet de banda larga. 

A partir desse ponto a consulta encontra seu caminho até o servidor do google que te dá a resposta a sua pesquisa essa resposta segue o caminho oposto e todo esse processo ocorre em milésimos de segundo.  

As informações são enviadas através de ondas então quando temos muitas paredes entre o seu celular e o seu roteador de internet os sinais ficam mais, pois fica mais difícil para que as ondas que carregam as informações cheguem a o dispositivo.  

Os dispositivos WI-FI feitos por diferentes empresas podem se comunicar entre si, pois seguem um padrão 802.11 IEEE, essa regras especificam como os dispositivos se identificam e  especificam quando os dados devem se comunicar tornando os dispositivos WI-FI inteligentes, sempre checam se não a outro dispositivo próximo transmitindo para não atrapalhar a transmissão. 

Quanto mais dispositivos por perto eles se falam com menos frequência pois tem que esperar um dispositivo acabar de passar as informações para que o outro possa.

 Vamos imaginar dessa forma, temos duas pessoas conversando entre si sem interferência, o sinal dessas pessoas está livre sem ninguém atrapalhando a conversa. 

No entanto quando a muitas pessoas falando entre si temos muita informação trocada ao mesmo tempo, acaba deixando a comunicação meio congestionada, por isso que quando muitas pessoas estão no mesmo WI-FI a internet fica mais lenta. 

Dicas finais

Chegamos ao fim do texto sobre quem criou o Wi-Fi e para finalizar não poderíamos deixar de dizer que, não podemos definir quem criou o Wi-Fi, ele foi um processo de evolução tecnológica onde cada período contribui para o melhor desenvolvimento da tecnologia, sendo assim, pode se afirmar que não existe um criador do WI-FI. 

Essa tecnologia incrível possibilitou uma melhora na qualidade de vida de centenas de pessoas.

Agora que você já tem a resposta para a pergunta quem criou o Wi-Fi, conte isso para outras pessoas, espalhe esse texto em suas redes sociais e não deixe de comentar e conferir mais dicas sobre configuração de roteadores em nosso blog.

Deixe um comentário