Você está acessando a internet e reparou que a sua conexão ficou mais lenta desde quando instalou a banda larga na sua casa. Já verificou todos os possíveis motivos e o problema persiste? Então alguém pode estar roubando o seu wi-fi.
É muito provável que os seus vizinhos sejam os principais suspeitos de terem pegado a senha do seu wi-fi, assim como é sempre bom desconfiar de pessoas que se aproximam sempre no mesmo horário da sua residência.
Decifrar a senha da sua rede sem fio não é algo tão complicado para alguém que entende disso, e pode ser mais fácil do que você pode imaginar.
Mas existem maneiras de descobrir se estão roubando o seu wifi, assim como impedir que isso venha a acontecer.
Quem está roubando o meu wifi?
Não é errado usar o termo: “estão roubando meu wifi”, afinal de contas, usar wireless de outra pessoa sem o seu devido consentimento é crime previsto em lei.
Mesmo assim, não é algo levado em consideração por muitas pessoas que praticam esse ato sem pensar nas consequências.
Se você desconfia que alguém está usando a sua rede de maneira ilegal, é porque provavelmente alguém está.
Mas como saber se realmente estão roubando o seu wifi? Confira os quesitos a seguir.
1- Observe as luzes do seu modem
As luzes do roteador wireless podem dizer muito mais do que a falta de internet.
Se você observar que a luz que indica a função do wifi pisca com muita frequência e de maneira rápida, mesmo quando você não está conectado, é sinal de outra pessoa usando o seu sinal.
2- Troque a senha do wi-fi
É uma medida muito simples e que pode resolver de uma vez por todas a situação de uso indevido por parte de outras pessoas. Ao mudar a senha você vai perceber que o seu acesso ficará muito melhor, e terá a certeza de que o problema era realmente alguém roubando o seu wifi.
Porém, tome alguns cuidados. Certifique-se de não informar a senha em voz alta para aqueles que estão autorizados a usar a senha, é melhor anotar. Na verdade, o melhor é que poucas pessoas saibam da senha.
Além disso, crie senhas mais elaboradas com uma mistura de letras maiúsculas, minúsculas, com números e símbolos, e descarte datas de nascimento ou nomes comuns.
Mude também o nome do seu wi-fi, ou deixe-o oculto para todos. Assim, somente quando você precisar compartilhar, escreva manualmente o nome da rede sem fio, bem como a senha.
3- Tenha ajuda de programas e aplicativos
Pessoas roubando wifi não é mais novidade. Como se trata de um ato recorrente, já existem programas e aplicativos específicos no descobrimento de ladrões de internet.
Mesmo trocando a senha, ainda é possível que descubram novamente os algoritmos. Caso queira tomar medidas mais sérias e até definitivas, procure ajuda de softwares que informam quem está logado na sua rede.
Leia mais: Apple lança Cartão de Crédito de Titânio
Para quem usa computadores, o Angry IP Scanner é um sistema que informa todos os dados de quem está usando o seu wifi.
Para os que usam mais smartphone, uma boa escolha é o aplicativo Fing. As duas opções são gratuitas e lhe proporcionam mais segurança.
Observando os sinais e utilizando essas dicas, você certamente saberá se estão roubando o seu wifi, e, o melhor, tomará as devidas providências para que esse delito não ocorra mais.
A internet por muitas vezes foi conhecida como terra sem leis. Assim como existem matérias que ensinam a identificar quem está roubando o seu wifi, existem tutoriais que ensinam roubá-lo. Seja qual for à escolha que faça, saiba que haverá consequências.