A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social estabelecida com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciou parceria estratégica com a IBM para fornecer treinamento técnico a 10.000 alunos nos próximos cinco anos.
O projeto “plano para o futuro”, alunos e professores do departamento da Embrapii poderão acessar os cursos da IBM Skills Academy, que é responsável pela gama de campos técnicos, incluindo nuvem híbrida, inteligência artificial (IA), segurança cibernética, e a Internet das Coisas (IoT) e computação quântica.
A intenção é formar profissionais desde cursos técnicos até pós-graduação para se adequarem às ocupações técnicas exigidas pelo mercado de trabalho. Aumentando as qualificações, competências e acirrando ainda mais as disputas entre vagas.
Desta forma faz com que as empresas ganhem em qualidade de seus colaboradores, e fazem com que os interessados se qualifiquem por meio dos serviços oferecidos permitindo que seu conhecimento seja maior.
O CEO da Embrapii, Jorge Guimarães, disse: “A cooperação com a IBM irá aprimorar nossas atividades de treinamento para jovens, para que eles tenham as habilidades mais necessárias para diferentes setores no campo técnico.
Esta parceria abre inúmeros caminhos e oportunidades, devido à proximidade de uma empresa mundialmente conhecida com jovens que estão iniciando suas carreiras profissionais”.
“Os cursos da IBM ajudarão os alunos a desenvolver suas carreiras a um nível superior de tecnologia. E o treinamento científico também ajudará os professores a expandir seus conhecimentos e continuar a formar uma nova geração de profissionais.”
“Por meio de cursos exclusivos da IBM, a marca terá uma proximidade maior com os jovens qualificados, permitindo ainda uma série de oportunidades de trabalho, onde a marca pode buscar profissionais qualificados para suprir seus setores mais carentes”
Início de uma nova parceria
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcos Pontes anunciou a parceria em cerimônia online na quarta-feira, 31.
Atualmente, são 26 unidades da Embrapii distribuídas em universidades brasileiras, instituições federais e estaduais, como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade do ABC (UFABC), Federação da Universidade de São Paulo (Unifesp) ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para os próximos anos a intenção é expandir estas instituições para mais locais, principalmente onde houver a maior necessidade de profissionais qualificados e onde a população não tenha a oportunidade de ter tais cursos.
Caminhando para o Futuro
O programa IBM Skills Academy é planejado por uma equipe global de pesquisadores da IBM Research. Com foco no desenvolvimento de qualificações em diversos setores e áreas, não ficando somente focado na tecnologia.
Esses cursos serão virtuais e gratuitos. Cada curso tem 75 horas de carga horária e será orientado de acordo com as reais necessidades do mercado, principalmente em linguagem aberta. Possibilitando que todos os jovens possam aprender e participar do curso escolhido.
Além de alunos e professores das unidades da Embrapii, por exemplo, os vencedores de medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática também poderão se beneficiar desta parceria.
Katia Vaskys disse: “Na IBM, acreditamos que a cooperação com todo o ecossistema educacional formado por parceiros, governos, instituições de ensino e setor privado é essencial para posicionar o Brasil em uma sociedade de crescimento, desenvolvimento e mais igualdade.”
Se gostou desta notícia acompanhe nossa página e saiba mais sobre o mundo tecnológico.