Agora usuários do iPhone também podem usar o recurso “Circle to Search” pelo Google Lens

por Gabriela Araújo

postado em

atualizado em

ANÚNCIOS

Antes acessível exclusivamente em sistemas Android, smartphones da Apple agora podem acessar a função de forma limitada

O recurso “Circle to Search” (circule para pesquisar, em tradução livre), lançado pelo Google no início de 2024 exclusivamente para dispositivos Android, já está disponível para os usuários de iPhone. A função pode ser acessada através do aplicativo Google, entretanto, ela não funciona exatamente como nos demais dispositivos, já que os smartphones da Apple não possuem a ferramenta de forma nativa.

ANÚNCIOS

O que é o “Circule para Pesquisar”?

Como o próprio nome já diz, o “Circule para Pesquisar” é um recurso que permite aos usuários de Android circularem uma determinada parte da tela para fazer uma pesquisa inteligente através do Google Lens. O sistema operacional do Google já conta com essa ferramenta implementada nativamente, tornando todo o processo mais simples.

Através desse atalho, é possível traduzir textos pelo Lens, pesquisar por uma imagem específica e até mesmo encontrar produtos relacionados para compra. Tudo isso ainda é possível em sistema iOS, mas por meio de uma emulação que explora os recursos disponibilizados pelo dispositivo.

Como utilizar o “Circule para Pesquisar” no iPhone?

Independentemente do modelo, nenhum iPhone possui um recurso semelhante ao “Circule para Pesquisar”. Portanto, o primeiro passo para poder usufruir da ferramenta no smartphone da Apple é baixar o aplicativo Google, que está disponível gratuitamente na App Store.

Diferentemente de um dispositivo Android, os usuários de iPhone não devem circular uma área específica da tela para fazer a pesquisa, mas, sim, tirar um screenshot para pesquisar seus elementos diretamente pelo aplicativo do Google. O atalho da função varia conforme o modelo: no iPhone 15 Pro, pode ser feito ao pressionar o botão do celular, enquanto nos demais torna-se necessário usar o gesto de Tocar Atrás.

Contudo, primeiro é preciso combinar a função de screenshot com o Google Lens, para que as capturas de tela sejam automaticamente enviadas para o aplicativo. Para isso, é preciso seguir os seguintes passos: 

  • No menu de “Adicionar Atalho”, instale a opção “Search your screenshot”;
  • Caso ainda não tenha feito, instale o aplicativo do Google através da App Store;
  • No menu de “Ajustes”, selecione “Acessibilidade”;
  • Selecione a opção “Toque” e depois “Tocar Atrás” (aqui é possível escolher entre um toque duplo ou triplo);

Após escolher a opção de preferência, o recurso já estará ativo no iPhone. Esse passo a passo é válido para qualquer modelo de iPhone (incluindo o 15 Pro), funcionando tanto em celular usado quanto de primeira mão. Caso não deseje mais utilizar o recurso, basta desinstalar o app ou desfazer alguma das configurações descritas anteriormente.