O WhatsApp pode excluir usuários que infrinjam os termos de uso de forma permanente ou temporariamente. O Messenger para Android e iPhone (iOS) possui tecnologia para detectar comportamentos suspeitos (como envio de spam ou uso excessivo de listas de transmissão), podendo também aceitar reclamações de outros usuários da plataforma.
Assim que um usuário ou uma conta viola os termos de serviço ou política de privacidade do aplicativo (como o envio de notícias falsas, mensagens tendenciosas ou qualquer tipo de ameaça), o aplicativo será expulso permanentemente.
O que fazer?
Quando isso acontece, o usuário só pode criar uma nova conta se a empresa permitir. Se a pessoa usar uma versão modificada do WhatsApp, como GB WhatsApp ou WhatsApp Plus, pode haver um banimento temporário.
Essas versões não garantem a criptografia de ponta a ponta do aplicativo, pois isso coloca a conta do usuário em risco e viola os termos de serviço da empresa.
Banimento
Para restaurar sua conta, basta esperar o período de banimento terminar e usar a versão oficial do aplicativo. No WhatsApp Plus, as conversas são salvas automaticamente e importadas para o WhatsApp oficial. No GB WhatsApp, o processo deve ser realizado pelo usuário.
A mensagem “Seu número foi banido pelo WhatsApp. Entre em contato conosco para obter ajuda” significa que você foi banido permanentemente do aplicativo. Se o WhatsApp baniu seu número de telefone por engano, você pode restaurar sua conta entrando em contato com a empresa.
Portanto, envie um e-mail para “[email protected]” para relatar o problema.
Se algum dos termos e políticas do WhatsApp são violadas (como o uso de envio de mensagens em massa, fingir ser outra pessoa, nomes e descrições relacionados a abuso infantil e agrupamento de números de telefone relacionados a atividades suspeitas), banimentos permanentes serão impostos.
O que pode proibir você de usar o WhatsApp?
Se ocorrer um banimento, a empresa pode não avisá-lo, por isso é importante evitar práticas que possam ameaçar sua conta. Confira algumas atitudes que são mal vistas pelo WhatsApp:
- enviar mensagens automáticas: na maioria dos casos, elas são enviadas sem o consentimento do destinatário, e o Messenger geralmente bloqueia contas que fazem contato desnecessário com o usuário.
- Não use números de telefone não autorizados: não compartilhe contatos sem a permissão do proprietário e não adicione ninguém ao grupo sem consentimento prévio. Também é proibido o uso de números obtidos ilegalmente, como a compra de uma lista telefônica.
- Não abuse de sua lista de e-mail: o uso excessivo de listas de e-mail costuma irritar os usuários e eles podem denunciar seus e-mails. Muitas vezes, as empresas proíbem a criptografia ou o bloqueio de contas, por isso é melhor evitar esse risco.
- Violar os termos de uso: estes termos proíbem todos os tipos de comportamento que afetam os usuários ou WhatsApp, como comportamento de ódio, acesso a informações confidenciais no sistema do aplicativo, usuários ou empresas coletando dados não autorizados, espalhando vírus ou cobrando dos usuários do serviço de plataforma.
Acompanhe nosso site para obter mais informações, notícias e atualizações diárias. Aqui você encontra tudo que procura no mundo da tecnologia.