Android e iOS são os sistemas operacionais móveis mais comuns da atualidade, mas atualmente temos outras opções disponíveis. Até o Facebook já tentou obter a interface do sistema do smartphone, mas o projeto não recebeu elogios do público.
Algumas opções (como Windows XP e Firefox OS) não tenham tido tanto sucesso e tenham sido encerradas, além da opção “tradicional”, você também pode escolher o sistema e Ubuntu Touch.
Windows XP
O sistema da Microsoft para telefones celulares foi lançado há cerca de 11 anos com o objetivo de apresentar o famoso desktop Windows XP aos celulares.
O sistema é, na verdade, uma versão incorporada do Windows, permitindo que softwares de computador (como Internet Explorer, Microsoft Office e alguns jogos) sejam executados no telefone.
O Windows XP aparece nos telefones ITG xpPhone e VCP 08 (ViewSonic), ambos com teclados físicos. No entanto, ao contrário do Windows XP para PCs, a versão para dispositivos móveis não teve sucesso no público, por isso foi descontinuada.
Uma das possíveis razões para a falha é que o software não foi desenvolvido para telefones celulares e não possui funções comuns em outros sistemas operacionais concorrentes.
Sistema operacional Firefox
O sistema operacional foi lançado ao público pela primeira vez em 2013 e seu objetivo é simplificar os serviços prestados aos usuários móveis de baixo custo.
O desenvolvimento do Firefox OS é baseado no navegador, portanto não possui aplicativos nativos. A interface do sistema operacional era simples, mas contava com um recurso inovador na época, a saber, a troca de abas por meio de controle por gestos.
Além disso, possui câmera, galeria, rádio FM, loja de aplicativos de plataforma, lista de contatos integrada com redes sociais, configurações e outras funções comuns do sistema operacional móvel.
O que chama atenção no Firefox OS é o navegador do sistema, que tem um bom suporte para HTML 5. Apesar dos preços baixos dos telefones celulares rodando o sistema, os consumidores não estão interessados nesses dispositivos, e a Mozilla anunciou o encerramento do desenvolvimento em 2016.
Facebook Home
O Facebook Home é um launcher Android lançado pelas redes sociais em 2013, portanto, é um aplicativo que mudou o sistema do Google.
O Facebook Home mudou a interface do Android para sempre mostrar as interações nas redes sociais, como mensagens, curtidas e postagens. Inicialmente, o sistema pode ser usado na loja Google Play.
Em 2013, o Facebook e a HTC lançaram o celular HTC First. Os smartphones chamados Facebook Phone dominam a rede social, enquanto os aplicativos ficam em segundo plano.
Os usuários discordam da qualidade da câmera e da interface para redes sociais, e a baixa demanda levou a uma queda acentuada no preço de venda dos telefones celulares.
Ubuntu Touch
Ubuntu Touch é um código aberto baseado no Ubuntu (Linux). Esta versão do sistema operacional possui uma interface simples, semelhante à área de trabalho de um sistema de computador.
A proposta do projeto é trazer software de PC para dispositivos móveis e fornecer aos usuários telefones celulares mais acessíveis.
OUbuntu Touch não possui uma home centralizada, disponibiliza os aplicativos instalados verticalmente no canto superior direito da tela. Além disso, o Ubuntu Touch possui múltiplas funções que integram o sistema e aplicativos.
Em 2017, a Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, anunciou o fim do projeto, mas a comunidade UBports, que está comprometida com o software livre para dispositivos móveis, anunciou que continuaria a desenvolver o sistema.
Acompanhe nosso site e receba notícias, informações e muito mais diariamente.