3 tecnologias que precisam ser aprimoradas em 2024

por Gabriela Araújo

postado em

ANÚNCIOS

Alguns recursos tecnológicos básicos do cotidiano carecem de melhorias e precisam de uma nova abordagem com urgência

O setor de tecnologia foi o que mais apresentou mudanças e evoluções ao longo das últimas décadas, então é natural pensarmos que todo tipo de ferramenta lançada em dispositivos recentes é algo inteiramente novo. Contudo, diversos recursos tecnológicos bem básicos do cotidiano carecem de melhorias há algum tempo, assim como outros que prometiam grandes revoluções no mercado, mas que parecem ter estacionado em seu progresso.

ANÚNCIOS

Em 2023, algumas tecnologias antigas foram repaginadas e receberam correções consideráveis, como foi o caso dos carregadores, que passaram a ser padronizados e utilizar o mesmo tipo de conector, que usa o padrão USB-C. Os smartphones dobráveis são outro exemplo de tecnologia que já está no mercado há algum tempo e só então recebeu uma quantidade de melhorias relevantes, que melhoraram sua usabilidade e o transformaram em um produto mais atrativo.

Com o mercado quase totalmente focado nas inteligências artificiais, cria-se uma necessidade ainda maior de olhar um pouco para trás e aprimorar tecnologias que continuam sendo amplamente utilizadas atualmente. A seguir, confira alguns recursos que se encaixam nessa situação.

Mensagens de texto

Todos os dias, bilhões de pessoas trocam mensagens em seus smartphones ao redor do mundo. Mesmo sendo um dos recursos mais antigos que a tecnologia tem a oferecer, o simples ato de trocar uma mensagem entre dispositivos de diferentes marcas ainda sofre com um problema de compatibilidade bem incômodo.

Quem tem um iPhone, por exemplo, consegue identificar quando uma mensagem é enviada por um smartphone Android através da cor do balão, além de diversas falhas envolvendo o envio de arquivos e fotos, que perdem qualidade de um sistema a outro. A Apple já prometeu solucionar essas questões em breve, garantindo mais equilíbrio entre os dois sistemas neste quesito.

Carros autônomos

Os carros autônomos, como são chamados os veículos pilotados 100% por inteligências artificiais, são uma tecnologia que vem prometendo muito há alguns anos, mas que entregou muito pouco até agora. Mesmo com anos de pesquisas e testes, tudo ainda segue em fase experimental e nenhum serviço do gênero conseguiu se sair bem-sucedido.

Nos Estados Unidos, já existem projetos de serviços de táxi e transportes com frotas totalmente autônomas. As primeiras tentativas não se saíram muito bem, mas é necessário continuar investindo no segmento para que o sonho saia do papel e possa se popularizar em outros países.

Infraestrutura online

Os serviços online também se encaixam em um tipo de tecnologia utilizada por bilhões de pessoas diariamente e que, em muitos casos, falha em tarefas simples. Já passou da hora de as empresas do segmento investirem pesado em infraestrutura online, otimizando sites para entregar diversos serviços e com servidores apropriados para aguentar milhões de acessos simultâneos.

Um exemplo prático: ao pesquisar como funciona um leilão, uma pessoa pode ser direcionada a diversos sites confiáveis, que, além de fornecerem todas as informações que ela precisa, também proporcionam uma experiência intuitiva que a incentiva a participar dessas atividades. O ambiente online já conta com essas características, mas ainda há muito espaço para melhorias.

Deixe um comentário