Encontre compradores e proprietários de casas mais facilmente com essas técnicas úteis de otimização de motores de busca!
O seu site imobiliário é a ferramenta de marketing digital mais versátil à sua disposição. Apesar do horário comercial, fins de semana e feriados, ele trabalha constantemente para atrair compradores de casas, inquilinos ou aqueles que procuram imóveis comerciais, apresentando suas listagens e serviços.
Mas, com a maioria dos compradores em potencial hoje em dia a recorrer à Internet para encontrar a casa dos seus sonhos antes de entrar em contato com um corretor de imóveis, você vai querer ter uma presença forte no meio online com o site.
E mesmo que o seu site seja classificado na cobiçada primeira página de uma pesquisa do Google com o termo “apartamento para vender em São Paulo”, ele poderá vir a enfrentar uma forte concorrência ao competir por cliques.
A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) é a base de todos os aspectos do seu marketing online e, mais do que nunca, é de missão crítica para o sucesso do seu negócio imobiliário.
Os corretores de imóveis devem compreender e implementar práticas básicas de SEO no setor imobiliário para atrair mais compradores, inquilinos ou proprietários de negócios em potencial para seu site e convertê-los em leads.
Aqui estão dicas essenciais que você pode seguir para melhorar seu SEO imobiliário e fazer com que seus anúncios de apartamento para vender tenham mais visualizações.
Realize uma auditoria de SEO do seu site imobiliário
O primeiro passo para melhorar o seu SEO imobiliário é realizar uma auditoria para medir a saúde e o desempenho do seu site. Se você não sabe onde seu site está atualmente classificado, não saberá se está melhorando.
Duas das ferramentas mais úteis no processo de venda de imóveis em São Paulo são o Google Analytics e o Google Search Console.
Ambas as ferramentas permitem que você mergulhe profundamente no que está ou não funcionando no seu site, além de revelar quaisquer problemas técnicos que você precisa resolver para melhorar o desempenho do seu site.
Por meio do Google Analytics, você pode ver quantos visitantes estão acessando seu site, quais páginas são as mais populares, quais páginas geram mais conversões e como os usuários navegam em seu site.
O Google Search Console fornece informações sobre quais palavras-chave seu site está classificado, a posição média do seu site nas classificações do mecanismo de pesquisa e problemas técnicos, como velocidades de carregamento do site ou páginas quebradas.
É fácil se perder em todos os dados que essas ferramentas fornecem, mas alguns indicadores-chave de desempenho (KPIs) e elementos a serem considerados são:
– Tráfego orgânico: o número de visitantes que encontram seu site por meio de mecanismos de pesquisa
– Taxa de rejeição: a porcentagem de visitantes que chegam a seu site e saem rapidamente (normalmente porque não foi o que eles esperavam ou não foi útil imediatamente)
– Tempo médio gasto na página: a quantidade média de tempo que os visitantes passam em qualquer página (números mais altos indicam um conteúdo do site mais envolvente)
– Velocidade de carregamento da página: quanto tempo leva para seu website carregar em navegadores e dispositivos móveis
– Usabilidade móvel: quão fácil (ou difícil) é usar seu site em um dispositivo móvel
Depois de entender o desempenho atual do seu site, você poderá definir benchmarks para medir o crescimento e o sucesso do SEO.
Publique conteúdo útil e abrangente que responda a perguntas
Que perguntas seus clientes ou clientes potenciais têm? Existem muitas questões, desde questões sobre o processo de compra de uma casa a questões de potenciais inquilinos ou proprietários de empresas que procuram espaço para viver ou fazer negócios.
Compradores de imóveis: Quanto me custa contratar um agente imobiliário? Como faço para obter um empréstimo? Quando devo obter um empréstimo? Por que preciso de uma avaliação?
Locatários de apartamentos: Como posso conseguir o melhor negócio de aluguel? Como faço para encontrar o apartamento perfeito? Quais apartamentos permitem cães? Qual apartamento tem a melhor piscina?
Proprietários de empresas: Quanto custará o seu serviço de corretor? Quais empresas você ajudou com sucesso no passado?
Você provavelmente já ouviu falar sobre palavras-chave e elas são um ponto de partida importante. Identifique as palavras-chave que as pessoas estão usando com algumas pesquisas (o Google publica volumes de pesquisa mensais).
Alinhe o conteúdo com as oportunidades que encontrar. Não exagere ao escrever a palavra-chave repetidamente em sua página. Certifique-se de que isso seja mencionado no meta título, no título da página e, naturalmente, em todo o conteúdo de várias formas.
Quais palavras-chave você deve escolher?
Palavras-chave muito comuns podem receber a maioria das pesquisas, mas a concorrência será alta para elas. Esses tipos de pesquisa geralmente representam a intenção do usuário local nos resultados da pesquisa, portanto, você verá os resultados de residências ou escritórios em sua área.
A escolha de palavras-chave hiperlocais é uma oportunidade que geralmente tem muito menos concorrência. Você pode criar páginas que ajudem as pessoas a encontrar mais informações sobre áreas ou bairros muito específicos que você atende. Use essas páginas para mostrar seu conhecimento local, tendências e análises de mercado.
Digamos que você represente apartamentos no centro do Rio de Janeiro e esteja pesquisando as melhores palavras-chave para usar. O centro do Rio tem várias áreas diferentes. Crie páginas sobre essas áreas e destaque seus apartamentos próximos a elas para atrair um público mais relevante e aumentar a sua venda de imóveis.
As classificações de pesquisa serão mais fáceis de obter quando forem mais específicas do que amplas. Certifique-se de fornecer valor e responder às perguntas das pessoas, tornar o conteúdo útil (e agradável)!
Encontre palavras-chave hiper-locais usando ferramentas como o Google Keyword Planner, SEMRush ou Ahrefs.
Em seguida, coloque-os nos títulos das páginas, URLs do site, subtítulos e até mesmo no texto da imagem alternativa para ajudar o Google a identificar exatamente o que as listagens de seu apartamento (ou casa) representam.
Configure uma página do Google My Business
Uma página do Google My BusinessNegócio (GMB) coloca seu negócio imobiliário no mapa, ajudando sua lista de sites a aparecer no topo das pesquisas quando alguém procura por corretores de imóveis e agências imobiliárias locais.
O Google My Business também é gratuito e pode ser configurado em apenas alguns minutos. Uma ressalva é que você obterá resultados muito melhores com um endereço físico para seu local de trabalho (não é possível usar uma caixa postal).
Você ainda pode configurar um endereço residencial, ocultá-lo do público e configurar uma “área de serviço” se não tiver um endereço comercial.
O maior benefício de ter uma página do GMB é que ela pode colocar sua empresa na primeira página de uma pesquisa local do Google – mesmo se você não tiver otimizado seu site para palavras-chave imobiliárias específicas.
O mais importante ao configurar a página do GMB é a consistência do NAP (nome, endereço e número de telefone). Se um visitante quiser entrar em contato sem visitar seu site, é importante que as informações de contato sejam precisas e atualizadas.
Para obter uma visão de marketing de SEO ainda maior, considere usar um número de telefone de rastreamento de chamadas em sua lista do GMB para medir suas taxas de conversão com mais precisão.
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